BGE 2.5 – Novos Métodos

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Muitos ainda não entenderam como ficou as modificações das novas funções Python na Blender Game Engine, por esse motivo venho a explicar como esta ficando, pois ainda ira sofrer modificações até a versão 2.6 final.

Antes se usava o modulo GameLogic para usar suas ferramentas, agora devesse importar primeiro o modulo BGE.


import bge

#Depois se usa suas ferramentas.

import GameLogic >> bge.logic

import Rasterizer >> bge.render

import GameKeys >> bge.events

import PhysicsConstraints >> bge.constraints

import VideoTexture >> bge.texture

#Mudou se alguns métodos para os objetos na cena, por exemplo:

Objeto.has_key(‘Prop_Nome’) >> Objeto.get(‘Prop_Nome’)

#Também foram adicionados novos métodos como por exemplo:

#Antes para definir uma para o objeto tinha que se fazer o seguinte:

import GameLogic as GL

Cont = GL.getCurrentController()

Own = Cont.owner

Mesh = Own.meshes[0]

VertexsIndex = Mesh.getVertexArrayLength(0)

for Index in range(VertexsIndex):

Vertex = Mesh.getVertex(0, Index)

Vertex.setRGBA([1, 0, 0, 1])

# Agora só usar o seguinte método:

Objeto.color = [1, 0, 0, 1]

#No caso 1 = Vermehlo

#0 = Verde

#0 = Azul

#1 = Transparência

#Esse é o padrão RGB

#Também temos no modulo bge.logic o método mouse, onde pode se mostrar o mouse ou pegar a posição atual do mouse “X, Y’

#Mostar Mouse

import bge

Bge.logic.mouse.visible = True

#Agora não precisamos usar o atuador Game para salvar o globalDict, basta usar o seuginte método.

import bge

Bge.logic.saveGlobalDict()

#Ou para carregar

Bge.logic.loadGlobalDict()

#Podemos também encerrar o jogo ou iniciar um novo .blend via Python.

import bge

bge.logic.startGame(‘Meujogo.blend’)

#Ou encerrar

bge.logic.endGame()

#Agora o Blender também tem carregamento dinâmico, com isso é possível carregar arquivos externamente e até fazer uma barra de progresso para informar o progresso atual.

#Pode carregar uma “Cena”, “Aimação” ou “Malha” de um arquivo .blend

#Cena >> ‘Scene’

#Malha >>’ Meshs’

#Animação >> ‘Action’

import bge

bge.logic.LibLoad(‘//Arquivo.blend’, ‘Scene’)

#Também podemos excluir um lib carregada.

import bge

if bge.logic.LibList():

for Lib in bge.logic.LibList():

#Deleta todas as Libs

bge.logic.LibFree(Lib)

Bem por hoje é só, logo mostrarei mais funções e métodos. Caso tenha alguma dúvida poste um comentário,  :).

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2 comentários em “BGE 2.5 – Novos Métodos

    Johnson disse:
    17 de julho de 2011 às 16:09

    Muito util, esclarecedor.
    Valeu hermano!

      Walberti Evaristo respondido:
      20 de julho de 2011 às 22:55

      Johnson, obrigado pelo comentário!

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